quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conhecendo as Áreas de Empregabilidade

ANTES DE TUDO, A INFORMAÇÃO



A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa, uma instituição de ensino, uma empresa ou qualquer outra entidade possa utilizar em prol de algum objetivo.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
 

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.
Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, isto é, que permitam transformar as informações em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possível.
 

QUEM PRECISA DE TI?
Hoje, a informatização atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem.
Se você declara imposto de renda, seus dados são processados por computadores do governo. Se você tira passaporte, seus dados ficam cadastrados em um banco de dados da polícia federal (ou de outro órgão competente, de acordo com o país). Para você usar o telefone, uma complexa rede de comunicação controlada por computadores é utilizada. Enfim, exemplos não faltam.

O PROFISSIONAL DE TI

As tarefas de desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI. Por causa de sua amplitude, a área é dividida em várias especializações, tal como acontece com a medicina, por exemplo. Sendo assim, há profissional de TI para cada um dos seguintes segmentos: banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, entre outros.

Fonte: http://www.infowester.com/ti.php (texto adaptado)

 
O QUE É TURISMO?
É o planejamento, a estruturação, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Turismo é diferente de lazer.

O MERCADO DE TRABALHO

Viajar e ainda ganhar dinheiro; a combinação parece tentadora para um jovem a um passo de ingressar no mercado de trabalho.Esse é o lado glamoroso do mercado para quem faz o curso de Turismo.O mercado encontra-se bastante aquecido,além do impulso gerado por eventos futuros,como Copa do mundo e Olimpíadas,cresce muito o turismo de negócios no país.

O PROFISSIONAL E SUAS ATRIBUIÇÕES:

1. Planejar, orientar e executar trabalhos que visem ao desenvolvimento turístico de uma localidade;
2. investigar os locais apropriados para visitação;
3. investigar a infraestrutura que estes locais dispõem e que poderão vir a ter para adequar a oferta de acordo com seus objetivos;
4. organizar informalmente os pontos relevantes para o desenvolvimento do roteiro a ser seguido;
5. analisar dados turísticos obtidos nos pontos de entrada e saída de turistas;
6. prospectar informações sobre seus concorrentes;
7. prospectar o mercado consumidor;
8. planejar campanha de divulgação, visando a conscientizar a comunidade das vantagens do desenvolvimento turístico;
9. manter contato com outros órgãos da administração Municipal, Estadual e Federal, visando à recuperação, conservação e exploração dos recursos turísticos existentes em uma determinada região;
10. fazer levantamento dos custos sobre o empreendimento turístico;
11. identificar o público alvo para divulgação dos serviços e produtos turísticos;
12. analisar as tendências do mercado;
13. analisar os efeitos dos pólos emissores e receptores de turistas sobre os indivíduos, grupos ou categorias sociais.


COMUNICAR PARA QUÊ?
 

 
A comunicação não é uma exclusividade humana, mas, com certeza, a evolução da humanidade é consequência do uso da comunicação em favor de seus, desejos, sonhos, necessidades...
Comunicar, na verdade, significa transmitir uma mensagem, entrar em entendimento; como peças de um quebra-cabeça.

MAS, AFINAL O QUE É A COMUNICAÇÃO APLICADA?

Comunicação Aplicada (CA) é o conjunto de muitas áreas do conhecimento que se preocupam com a transmissão das ideias.
Você já parou para pensar por que gosta de um e não de outro modelo de tênis ou por que penteia o seu cabelo de um jeito e não de outro? Quem teve aquela ideia bacana de inventar esse ou aquele estilo de roupa? Porque esse e não outro celular? Aliás, como é que ficamos sabendo que temos direitos e deveres?
Nossa vida é hoje do jeito que é, principalmente, porque muitas pessoas se preocuparam em tornar as distâncias cada vez menores. Sim! Estamos falando de comunicação! Hoje, o que acontece aqui vira notícia mundial com apenas alguns cliques. De repente você pode ser popular ou impopular!!! O que era segredo não é mais, o anônimo virou notícia.
Tem muita gente por trás desse processo, gente que o tempo todo está pensando em como tornar a comunicação e a interação entre as pessoas cada vez maior e MELHOR!

ALGUMAS PROFISSÕES RELACIONADAS À COMUNICAÇÃO APLICADA
Audiovisual e Multimídia
Cinema e Vídeo
Comunicação Social
Design Gráfico
Jornalismo
Publicidade, Propaganda
Rádio e TV
Relações Públicas
Secretariado

A comunicação aplicada poderá também ajudar o aluno a inserir-se no mercado de trabalho de forma autônoma com diversas possibilidades imediatas, como:

Elaboração de currículo
Cartão de visita
Propagandas e panfletos
Folderes e Banneres
Convites
Criação de blogs e vlogs
 
                                                                  Atenção!
Após ter conhecido um pouquinho sobre as áreas de empregabilidade que serão ofertadas pelo "Reinventando o Ensino Médio", vote na enquete ao lado, naquela que você mais se identificou.



Projeto Reinventando o Ensino Médio

O que é?

A iniciativa é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. No ano de 2013, em Três Marias, participarão do projeto apenas os alunos da Escola Estadual José Ermírio de Morais .
 
A organização curricular do projeto foi instituída pela Resolução SEE nº 2.030. Entre as mudanças previstas na resolução está a criação de áreas de empregabilidade. Elas serão parte do currículo dos alunos e serão ofertadas em três grandes áreas: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo.
 
A carga horária também será alterada. O currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, será composto por 3 mil horas distribuídas nos três anos. Serão 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária, será instituído o sexto horário.
      
As mudanças serão implantadas gradativamente, iniciando-se com os alunos matriculados no 1º ano do ensino médio. A implantação do projeto ‘Reinventando o Ensino Médio’ nas demais escolas da rede estadual será progressiva, respeitados os critérios a serem estabelecidos pela Secretaria

CARTA A COMUNIDADE

 



Estaremos iniciando um novo ensino médio a partir do ano de 2013 e nós da Escola Estadual José Ermírio de Morais gostaríamos de informar-lhes algumas mudanças que acontecerão no ensino médio, nesse e nos próximos anos.



Neste ano, o governo do Estado de Minas Gerais, junto a Secretaria de Educação, lançou  o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, e seu(sua) filho(a) terá a oportunidade de participar deste projeto, já que uma das escolas escolhidas para desenvolver esse projeto, a partir de 2013 foi a nossa escola.



O projeto tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidades focadas na empregabilidade. Inicialmente, participarão do projeto somente os alunos do 1º ano do ensino médio e, nos próximos anos os alunos do 2º e 3º anos.



A organização curricular desse projeto foi instituída pela Resolução SEE/MG nº 2.030 e entre as mudanças previstas na resolução está a criação de áreas de empregabilidade. Elas serão parte do currículo dos alunos e serão ofertadas em três grandes áreas: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo.



Para que os estudantes possam escolher a área na qual querem lhes capacitar, a escola promoverá nos dias 24 e 26 de setembro ás 7:30h um workshop, para os alunos dos nonos ano de todas as escolas de Três Marias a fim de lhes apresentar algumas introduções ao novo currículo. Nesse evento, as três áreas e suas possibilidades serão apresentadas aos alunos, que deverão optar por uma delas.



A carga horária também será alterada. O currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, será composto por 3 mil horas distribuídas nos três anos. Serão 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária será instituído o sexto horário.



Adiante neste mesmo portfólio serão apresentadas as três áreas de empregabilidade oferecidas pela escola, leia com seu filho e procure orientá-lo sobre qual área será mais atrativa pensando em um futuro próspero.


 
Jaqueline Carla de Oliveira 

Coordenadora do Reinventando o Ensino Médio


Vânia Rúbia Amorim

Diretora Escolar